Saúde

Por que os jovens estão morrendo mais de AVC e infartos no Brasil?

O ano de 2023 foi marcado por um aumento preocupante dos casos de mortes por AVC e infartos em jovens no Brasil. Segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil, quase 89 mil pessoas morreram em 2023 vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de mortes no país. Além disso, o número de infartos registrados por mês mais que dobrou nos últimos 15 anos, e a média mensal de internações decorrentes subiu quase 160% no mesmo período. Entre jovens de até 30 anos, o crescimento foi 10% acima da média, segundo levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), com base nos dados do Ministério da Saúde.

Mas o que explica esse cenário alarmante? De acordo com especialistas, o aumento dos casos de infarto e AVC entre os mais jovens pode estar relacionado a fatores que vão desde problemas congênitos a uma piora nos hábitos diários – como o crescente consumo de alimentos ultraprocessados, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e até mesmo o uso de drogas. Esses fatores podem levar ao desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e colesterol alto, que são os principais fatores de risco para os problemas cardiovasculares.

Por isso, é fundamental que os jovens adotem medidas preventivas para cuidar da saúde do coração, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo excessivo de álcool e outras substâncias nocivas, controlar o estresse e fazer exames periódicos para monitorar a pressão arterial, a glicemia e os níveis de colesterol. Além disso, é importante reconhecer os sintomas de um infarto ou um AVC e procurar atendimento médico imediato, pois quanto mais rápido for o socorro, maiores são as chances de sobrevivência e recuperação.

A Redação com informações do G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo