Um estudo publicado no The BMJ revelou as atividades físicas mais eficazes para aliviar os sintomas da depressão, seja como tratamento principal ou aliado a terapias tradicionais como psicoterapia e medicamentos.
Com mais de 300 milhões de pessoas afetadas pela depressão no mundo, o exercício físico tem se mostrado uma ferramenta poderosa. A pesquisa analisou mais de 200 estudos, envolvendo cerca de 15 mil participantes, e destacou que dançar é a atividade com maior impacto na redução dos sintomas.
Outras práticas, como caminhar, correr, ioga, treinos de força e exercícios aeróbicos, também apresentaram resultados positivos, embora com efeito moderado. A análise trouxe algumas curiosidades:
- Caminhadas e corridas foram eficazes para homens e mulheres;
- Treinos de força beneficiaram mais as mulheres;
- A ioga teve maior impacto nos homens.
Além disso, os exercícios vigorosos, como corrida e treinos intervalados, destacaram-se por seus efeitos amplificados, atribuídos ao aumento da liberação de endorfinas, os “hormônios do bem-estar”. Esses benefícios foram observados tanto em pessoas com condições de saúde quanto em indivíduos saudáveis, e em práticas realizadas de forma individual ou em grupo.
Mexa-se e ajude a espalhar essa mensagem! Compartilhe para que mais pessoas descubram como o movimento pode transformar a saúde mental e o bem-estar geral.
Redação