No início de 2024, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), deu um importante passo na prevenção de doenças ao começar a disponibilizar o autoteste para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse marco faz do município o primeiro do Norte da Bahia a oferecer o exame, distribuído pelo Ministério da Saúde. Até o momento, cerca de 800 kits já foram distribuídos.
O autoteste é simples e acessível: a própria pessoa coleta sua amostra de fluido oral, realiza o teste e interpreta o resultado, que pode ser reagente (positivo) ou não reagente (negativo). O procedimento pode ser feito sozinho ou com alguém de confiança.
“O teste amplia o acesso ao diagnóstico do HIV, especialmente para aqueles que podem desconhecer sua condição. É importante ressaltar que o autoteste é um primeiro passo, não definindo o diagnóstico sozinho. Caso o resultado seja reagente, é fundamental procurar uma Unidade Básica de Saúde ou o CIDHA para avaliação e confirmação,” destacou Adeilton Junior, coordenador do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA).
Onde conseguir o autoteste
Os kits estão disponíveis no Centro de Informação em DST/Aids (CIDHA), localizado no Centro de Saúde 3, na Orla, bairro Angari. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Essa iniciativa é um exemplo claro de como Juazeiro está à frente no cuidado com a saúde da sua população.
Redação