A prática de atividades físicas regulares tem se mostrado uma aliada essencial no combate a sintomas de depressão, ansiedade e angústia. Um estudo recente revelou que programas de exercícios com até 12 semanas são altamente eficazes para aliviar problemas de saúde mental. Os efeitos positivos podem ser sentidos em pouco tempo, destacando a capacidade do exercício de transformar tanto a mente quanto o corpo.
Os maiores benefícios foram observados em grupos como pessoas com depressão, gestantes, mulheres no pós-parto, indivíduos saudáveis e pacientes com condições específicas como HIV e doenças renais. A pesquisa também apontou que atividades físicas mais intensas geram resultados mais expressivos, enquanto programas muito longos apresentam benefícios mais sutis. Caminhadas, treinamento de força, pilates e ioga estão entre as práticas que demonstraram ser eficazes para promover o bem-estar mental.
Com 1 em cada 8 pessoas no mundo vivendo com algum transtorno mental, o exercício surge como um tratamento acessível e de grande impacto. Além de melhorar a saúde emocional, ele contribui para o bem-estar geral e deve ser incorporado nas práticas de profissionais de saúde. Mais do que movimento, o exercício é uma ferramenta poderosa para prevenir e tratar doenças, reafirmando seu papel essencial na promoção de qualidade de vida.
Redação